Back
A Doença Renal Crônica (DRC) é uma doença progressiva e incapacitante, que leva o paciente a necessitar de terapia renal substitutiva (TRS), como a hemodiálise (HD). Além disso, impõe uma série de restrições nutricionais que podem, juntamente com a fisiopatologia da doença e procedimentos implícitos na TRS, promover alterações no estado nutricional e consequentemente no prognóstico dos pacientes. Nosso objetivo foi avaliar e comparar biomarcadores do estado nutricional e fatores que interferem na adesão à dieta de pacientes brasileiros e venezuelanos em HD em Roraima.
Trata-se de um estudo observacional descritivo, transversal, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, realizado com 136 pacientes idosos com DRC em HD no estado de Roraima. As variáveis analisadas foram índice de massa corporal (IMC), ganho de peso interdialítico (GPID), marcadores bioquímicos (albumina, potássio, fósforo, proteína equivalente do aparecimento de nitrogênio - PNA) e questionário de adesão à dieta.
Os resultados mostraram a necessidade de intervenções específicas para melhorar a adesão alimentar e, consequentemente, influenciar o estado nutricional e o prognóstico em pacientes em diálise, especialmente para populações de pacientes migrantes venezuelanos, que enfrentam desafios socioeconômicos adicionais devido ao estado de vulnerabilidade a que estão submetidos . Essas informações são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias eficazes de cuidado e monitoramento de pacientes com Doença Renal Crônica em Roraima - Brasil.